O Museu do Design de Barcelona, conhecido pela sigla DHUB, é um novo centro do Instituto de Cultura de Barcelona destinado a promover uma melhor compreensão e bom uso do mundo do design. Atuando como um museu e laboratório concentra-se em 4 ramos ou disciplinas de design: design de espaço, design de produto, design de informação e moda.
A abertura da sua nova sede, localizada na Plaça de les Glòries catalanas, realizou-se de forma gradual durante o ano de 2014, resultando da fusão de vários museus anteriores, como o Museu das Artes Decorativas, o Museu Têxtil e do Traje e a Coleção Atelier de Artes Gráficas.
Neste projeto de vanguarda, destinado a ser um dos polos de atração da cultura europeia do design, a iluminação interior foi pensada e concebida como fazendo parte integrante da sua arquitetura.
Para as grandes salas, que irão acolher as exposições permanentes e temporárias, foram feitas escolhas radicais, através da realização um verdadeiro teto luminoso, constituído por tubos emissores de luz LED, com variação dinâmica RGB da cor da luz emitida.
O controlo eletrónico da variação dinâmica RGB dos LED resulta na realização de efeitos de grande impacto visual, que se adaptam perfeitamente à vocação do espaço para o estímulo intelectual que um museu do design deve ter.
A nova sede do DHUB inclui 5 grandes salas de exposição, distribuídas por 4 pisos e um porão. A sala maior tem cerca de 6.000 m2, enquanto cada uma das outras tem 900 m2.
O projeto é assinado pelo estúdio MBM Architects, chefiado por Oriol Bohigas, considerado um dos mestres da arquitetura contemporânea, tendo a Disano Illuminazione colaborado com o prestigiado estúdio catalão na realização do projeto e instalação luminotécnica.
1769 Sicura LED Maxi Liset LED Micro Liset LED