Estação Ferroviária de Guillemins – Liége, Bélgica

Partilhe
Share On Twitter
Share On Linkedin

Estação Ferroviária de Liège-Guillemins

Assinada por Santiago Calatrava, esta nova estação ferroviária transformou a cidade Belga de Liège num nó estratégico para as comunicações no Norte da Europa, sendo um verdadeiro símbolo que ocupa um dos primeiros lugares entre as atrações turísticas da cidade.

Esta obra concentra as características que o arquiteto-engenheiro de Valência sabe fazer com excelência: combinação vencedora de arquitetura de qualidade, inovação e máxima funcionalidade.

liege-2 liege-3

A funcionalidade do projeto nasce de uma série de objetivos preliminares: facilidade de acesso à infraestrutura; ligação direta com a rede rodoviária; melhoramento do serviço ferroviário, quer de alta velocidade, quer para o trânsito mais lento; melhoramento dos serviços relacionados com a estação.

O projeto de Calatrava, que ganhou um concurso internacional organizado em 1993, resolve uma fratura existente na cidade, criada pelo atravessamento da linha férrea, ligando uma área ex-industrial a um bairro residencial, melhora a ligação com o rio Mosa e inclui um nível subterrâneo com salas de espera, lojas, um grande parque de estacionamento e outros serviços.

liege-4

A habilidade do projetista fica patente no movimento dado a todo o conjunto, com a fluidez do desenho das arcadas, de pontes e passagens de ligação e, sobretudo, pela luz que invade toda a estrutura, utilizando uma combinação de aço, betão branco e pequenos tijolos de vidro (realizados pela italiana Seves glassblock), aplicados nas coberturas e na pavimentação dos cais, que funcionam como telhado semitransparente sobre as áreas subterrâneas, permitindo a circulação da luz natural que já fez definir a estação como uma “catedral de luz”.

liege-1

Num projeto com esta natureza a iluminação artificial é uma componente fundamental para garantir os mesmos objetivos durante as horas noturnas: máxima funcionalidade e valorização estética da obra arquitetónica que motivou Calatrava a escolher criteriosamente a colocação de luminárias embutidas nas estruturas, como fez noutras das suas obras famosas.

Frank Melis e Diego Ambrosi (Disano Illuminazione) participaram na equipa internacional pelo projeto de iluminação, que foi desenvolvido com trabalho, fantasia e rapidez na pesquisa das melhores soluções, com o máximo de competência técnica.liege-5

A génese das soluções escolhidas estão documentadas em esboços, desenhos e anotações “num projeto da iluminação que trabalhámos desde 2007” – explica Ambrosi – “com base em poucas indicações, mas muito precisas: uniformidade da luz, utilização de fontes de luz com a mesma tonalidade dos materiais, tendo como objetivo uma luz neutra, confortável”.

O ponto de partida foi a cobertura metálica que se arredonda nas extremidades do conjunto, com a prescrição do projetista de enfatizar a sua estética, mas com luzes “invisíveis”. “Para a cobertura, a escolha caiu em projetores Elfo Powerled, no total de 176un., 88un. para cada extremidade da estrutura; projetores Star e Bario foram utilizados na parte central, garantindo uma luz indireta debaixo para cima”.

liege-2

Do centro da estação chegamos ao cais, onde as escolhas luminotécnicas foram mais laboriosas e mais sujeitas a alterações relativamente ao projeto original e às especificações técnicas iniciais. “A cobertura do cais” – continua Ambrosi – “já estava preparada para receber as luminárias, mas as alterações no decurso da obra foram muitas”. Iniciamos por definir que a zona de cais exigia restrições rigorosas relativas à segurança dado a proximidade dos carris providos com instalações de alta tensão até 14 kV.

No final, a preferência foi para a tecnologia LED num troço de 1800 metros iluminados por LED com um modelo especial de luminária Liset LED IP65, projetado no terreno e aprovado por Calatrava, com ótica elíptica que garante uma excelente uniformidade de iluminação.

            liege-6liege-8

Não é demais acrescentar que a tecnologia LED, além dos excelentes resultados estéticos, garante também muito longa durabilidade, baixos custos de manutenção, consumos reduzidos de energia e todas as vantagens de uma tecnologia avançada de última geração.

Produtos utilizados

            

                   

 

 

Elfo                            Star                        Liset

Promotor: Euro Liege TGV

Arquitetura e projeto: Santiago Calatrava

Projeto luminotecnico: Disano Illuminazione

 

 

The following two tabs change content below.

Disano Portugal

Ultimos artigos por Disano Portugal

Deixe um Comentário