A iluminação urbana segue um novo rumo. Iluminar uma cidade de forma eficaz e eficiente é uma tarefa exigente e crucial, devido aos diferentes elementos que compõem o tecido urbano: ruas, estradas, cruzamentos, passeios pedestres, parques de estacionamento, zonas residenciais, zonas comerciais, jardins, praças, etc.
Albertslund é uma cidade industrial, perto de Copenhaga e anfitriã do Danish Outdoor Lights Lab (DOLL) há mais de 4 anos. O DOLL é um laboratório ao ar livre onde mais de 80 sistemas de iluminação urbana diferentes são testados em simultâneo. As luminárias estão interligadas por Wi-Fi e equipadas com sistemas avançados que permitem controlar e ajustar o nível de luminosidade, de acordo com a luz ambiente desejada, horário e presença de utilizadores.
Embora existam muitos tipos e modelos de sistemas de iluminação, estes são todos avaliados de acordo com 2 parâmetros fundamentais: segurança e sustentabilidade.
A Segurança é a questão central quando se trata de iluminação urbana. De acordo com uma pesquisa recente, um em cada dois italianos refere ter sentido falta de segurança devido a iluminação inadequada. Por esta razão, a iluminação de recantos da cidade e das áreas suburbanas é uma prioridade das administrações municipais. A nova tecnologia de iluminação LED permite o desenvolvimento de instalações de iluminação potentes e altamente eficientes. Isto significa um maior nível de luminosidade sem aumentar a fatura da energia.
Ainda a nível da segurança, os novos sistemas de controlo da iluminação LED podem acrescentar outras vantagens, como a integração de câmaras de segurança, ou sensores de presença, que podem aumentar os níveis de luminosidade quando detetam pessoas no seu alcance. Para além disso, estudos específicos demonstraram que um elevado índice de restituição cromática (CRI) beneficia a acuidade visual, ajuda a percecionar obstáculos e rostos, permitindo que as pessoas se sintam mais segurança após o crepúsculo.
A segurança também diz respeito à circulação do trânsito automóvel nas estradas. Hoje, nas cidades, há necessidade de multiplicar rotas para condutores, ciclistas e peões, tendo os últimos padrões normativos aumentado os requisitos da iluminação urbana, especialmente nos pontos mais críticos, como cruzamentos e rotas pedestres.
A Disano Illuminazione orgulha-se de uma vasta história de instalações urbanas no seu portefólio corporativo, que permitiu adquirir e acumular grande experiência especializada em instalações de iluminação urbana inovadoras e desenhadas para cumprir os requisitos ambientais. A experiência da empresa no setor de iluminação assegura que as suas luminárias possuam performances de alta qualidade, combinadas com o design Made in Itália, resultando numa iluminação urbana de distinto efeito estético.
Uma iluminação sustentável, de baixo consumo, com uma correta distribuição luminosa, sem dispersões da luz, é um objetivo ambiental de grande valor. A economia de energia é alcançada em consequência de fontes LED de baixo consumo de potência e do uso de sofisticados sistemas de orientação e controlo da luz, usando tecnologia de última geração. Para acompanhar estas exigências do mercado os produtores devem fabricar produtos com alta performance e fiabilidade, capazes de alcançar as promessas associadas às novas tecnologias.