O conforto visual, a fiabilidade dos equipamentos e a economia de energia elétrica são os objetivos mais importantes a ter em conta no desenvolvimento de um projeto luminotécnico destinado a um estabelecimento de ensino.
Foram estes os critérios que nortearam as escolhas e opções tomadas pela fundação Ooada, fundação holandesa que se ocupa da instrução pública de crianças, nomeadamente da gestão de 21 escolas do ensino básico, distribuídas pelos diferentes bairros de Amsterdão.
A fundação completou a reestruturação de vários estabelecimentos escolares, entre os quais o 1ste Montessorischool de Amsterdão, cujo projeto luminotécnico foi desenvolvido e realizado pelo holandês Attiva Lichtprojecten com a escolha de luminárias da Disano.
Para as salas de aulas foi escolhido os modelos Giano (Disano) de aplicação suspensa, Office LED (Disano) e Miniconfort (Disano) encastrados no teto, garantindo uma iluminação versátil, com reduzido UGR, luz de qualidade superior e elevada economia de energia.
Nos corredores foram instaladas luminárias do modelo Miniconfort (Disano) para uma distribuição uniforme da luz, tendo a escolha dos espaços comum recaído sobre o modelo Slim Cover (Fosnova) conferindo-lhes uma iluminação de maior destaque.
O resultado final traduziu-se na criação de espaços muito luminosos, aconchegantes e visualmente confortáveis, adequados às necessidades de concentração, comunicação e aprendizagem de alunos e professores.
Office LED Giano Slimcover Minicomfort
Projetista: Rhemrev architectuur en stedebouw, Attiva